Qual o cheiro de Curitiba? Perfumista tenta criar aroma que represente a capital do Paraná

  • 30/09/2024
(Foto: Reprodução)
Proposta é juntar aromas que despertem a memória afetiva e espalhar a fragrância em pontos turísticos da cidade. Conheça como funciona o processo de criação. Curitibana tenta criar perfume que represente a capital A perfumista Pamela Lugarini observava da janela araucárias quando teve a ideia de criar uma fragrância que represente Curitiba. A árvore símbolo do Paraná a inspirou a começar um processo de busca, pesquisa e descoberta dos aromas que despertam a memória olfativa de quem vive na capital. ✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp ✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram O setor de perfumaria tem trabalhado cada vez mais com criações ligadas à memórias. Mas qual cheiro vem à cabeça quando se pensa em uma cidade? Entre as respostas ouvidas estão, por exemplo, o cheiro da pinha, de chuva, de outono, de pitanga e até mesmo da poluição urbana. "Deu vontade de ter esse cheiro, de sentir esse cheiro mais vezes, e que as pessoas pudessem conhecer esse cheiro, podendo compartilhar como um mimo, como forma de presentear. E aí eu comecei ali a amadurecer a ideia, pensar num projeto olfativo, desenvolvendo o aroma, conhecendo melhor os aromas da região através das andanças pelo bairro, pela cidade, sentindo tudo, parando, sentindo uma aroeira, sentindo um jasmim", relata. Extrato de Araucária é usado na composição do perfume RPC Curitiba O perfume para ambiente está em fase de produção pela curitibana. Cerca de 15 itens formam a fragrância: alguns bem característicos como partes da araucária, folhas de laranjeira, aroeira, pitanga e mimos. Alguns ingredientes são tirados do próprio quintal dela. "Algo que remeta a um aconchego nos dias frios. Então é uma cidade gelada, mas muito aconchegante. Então esse aroma vai trazer um pouco esse lado do frio e o calor que existe aqui", descreve. Leia também: Polícia encontra arenas de briga de galo em fazenda no Paraná; evento ilícito tinha apostas e 32 aves Reportagem do g1 Paraná sobre microempreendedores leva Prêmio Sebrae de Jornalismo Concurso de Receitas 2024: aprenda como preparar crostata trufada de pinhão e café Tendência no setor de perfumaria Pensando nessa imersão olfativa, uma empresa de perfumaria resolveu criar novas fragrâncias a partir da interação com o público "Criamos uma hashtag e convidamos os nossos consumidores a falarem qual o produto dos sonhos. Qual aquele produto que não existe ainda, mas que para eles seria muito importante existir?", conta Camila Urio, gerente sênior de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa. A proposta chegou às seguintes fragrâncias: cheiro de terra molhada, água salgada, maçã do amor e carambola. Para chegar nestes aromas há todo um processo ligado à memória olfativa. "Isso é explicado fisiologicamente, porque a área do nosso cérebro que processa os cheiros é a área extremamente próxima da área que processa as sensações e as emoções", afirma a gerente. A proposta da perfumaria é permitir uma espécie de viagem através destas fragrâncias. O foco do trabalho é reproduzir qualquer aroma que se possa imaginar. "Uma mesa do perfumista, ou uma paleta do perfumista, como a gente costuma falar, ela é composta por mais ou menos 3 mil ingredientes. A grande riqueza e beleza dessa arte, e é justamente como a gente chama, a arte da perfumaria, é porque ela está totalmente conectada a escolher os melhores ingredientes nas dosagens certas para a gente conseguir as melhores criações", explica Camila Urio. Qual cheiro representa Curitiba? RPC Curitiba Por meio da tecnologia o melhor de cada ingrediente é extraído. No laboratório de desenvolvimento analítico, o equipamento "nariz digital" ajuda a criar os perfumes. "Depois de a gente capturar lá na natureza o cheiro da terra molhada ou da água salgada, a gente traz esses ingredientes, esses componentes, para dentro desse equipamento, a gente injeta e consegue processar todas as moléculas que fazem parte dessa fragrância. A gente consegue utilizar a parte do olfatômetro e consegue capturar todos os ingredientes olfativos." O perfume símbolo de Curitiba está em fase de produção. O desejo de Pamela é que, quando pronto, a fragrância fique em pontos estratégicos, turísticos, da cidade. "Para que eles sintam e levem um pouco da energia da nossa terra", afirma. Especialista em fragância quer criar perfume de Curitiba RPC Curitiba Os vídeos mais assistidos do g1 PR: Leia mais notícias em g1 Paraná.

FONTE: https://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2024/09/30/qual-o-cheiro-de-curitiba-perfumista-tenta-criar-aroma-que-represente-a-capital-do-parana.ghtml


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