Sistema de pouso por instrumentos no aeroporto de Londrina está em negociação, diz ministro
23/01/2025
Sílvio Costa Filho participou da inauguração das obras de ampliação do Aeroporto Governador José Richa. Equipamento facilita operação do aeroporto em dias de chuva. Reforma do Aeroporto de Londrina foi entregue nesta quarta-feira (22).
Reprodução/RPC
O ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, disse que está em negociação o projeto de um sistema de pouso por instrumentos no Aeroporto Governador José Richa de Londrina, norte do Paraná. Ele prevê para até quatro meses a duração deste processo.
Na aviação, este tipo de equipamento conhecido como "ILS" evita cancelamentos de voos em dias de chuva, por exemplo.
✅ Siga o canal do g1 Londrina no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
A previsão do ministro foi informada por ele na quarta-feira (22), durante a entrega da obra de ampliação do aeroporto. Ele não deu, entretanto, uma data exata para a instalação do equipamento.
De acordo com o Costa Filho, para instalação, será necessário abrir uma licitação de compra a ser feita em negociação com o Ministério da Defesa e com o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea).
Conforme o Decea, o equipamento reduz "os limites mínimos de visibilidade horizontal e vertical para pousos em situações em que há condições meteorológicas adversas, como nevoeiros ou até uma chuva forte".
A CCR Aeroportos, que administra o terminal desde 2022, informou que prepara a infraestrutura necessária para receber o equipamento.
O ministro também divulgou outros dois projetos: ampliação da pista de pousos e decolagens em mais 450 metros e implantação do taxiway. Eles também não têm data para serem executados.
Leia também:
'Não sentia nada': Jovem sente dor na nuca e perde todos os movimentos do pescoço para baixo
Vídeo: Policial militar atira em guarda municipal durante briga de trânsito
Final feliz: Gato abandonado aparece em lanchonete e contato inusitado de cliente rende adoção: 'Se eu pedir um hambúrguer, você traz o gato?'
Reforma do aeroporto
Concessionária conclui obra do aeroporto de Londrina
A reforma do Aeroporto de Londrina teve orçamento de R$ 201 milhões e foi entregue em evento realizado nesta quarta-feira (22).
O local ficou de agosto de 2023 até janeiro de 2025 em obras. A execução foi feita pela CCR Aeroportos.
Entre as mudanças, estão a expansão do terminal de passageiros de 8,5 mil metros quadrados para 11,5 mil metros quadrados; nova sala de embarques; lojas; restaurantes; e ampliação em 150 metros da pisa de pouso e decolagens, com área de escape.
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná
Veja mais notícias em g1 Norte e Noroeste.